quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Dois Tempos vs Quatro Tempos – Qual é o melhor para sua moto?










A diferença entre os motores de dois e quarto tempos vem atormentando os pilotos há muito tempo devido ao grande número de contradições que insistem em surgir.
Cada um tem suas particularidades, vantagens e desvantagens e a melhor maneira de optar entre um deles é saber como funcionam.

Primeiro, é preciso ter em mente que, para que um motor funcione, é necessário que aconteçam quatro coisas dentro do cilindro: Admissão, compressão, combustão e exaustão.

No motor de quatro tempos, durante a admissão, o pistão desce do topo para o fundo do cilindro, reduzindo a pressão dentro deste. Quando isso acontece, uma mistura de ar e combustível entra no cilindro por uma válvula de admissão, pronta para ser comprimida.

Com as válvulas de admissão e escape fechadas, o pistão sobe comprimindo a mistura. Isso é o que acontece durante o ciclo da compressão

Com a mistura comprimida, a vela emite uma faísca, fazendo a mistura explodir. Com a explosão, o pistão é empurrado velozmente para baixo.

Finalmente, no ciclo de exaustão, o pistão sobe e empurra o gás queimado para fora do cilindro pela válvula de escape. Importante mencionar, a vela emite apenas uma faísca a cada duas evoluções do pistão (movimento de subir e descer).

Motor quatro tempos












Já, nos motores dois tempos, admissão e compressão estão combinadas em um único ciclo enquanto a combustão e exaustão estão combinadas em outro, eliminando a necessidade de válvulas.
Neste caso, as válvulas são substituídas por janelas que são abertas e fechadas pelo próprio pistão durante seu curso.

Conforme o pistão desce depois da explosão, abre-se a janela de escape, permitindo que o gás queimado saia do cilindro.
A mistura ar-comobustível é jogada para dentro do cilindro pela janela de admissão. Conforme o pistão sobe novamente, bloqueia as duas janelas, comprimindo a mistura. Aí, então, a vela emite a faísca e o processo começa novamente. Neste caso, é uma faísca a cada evolução.
Motor dois tempos














Prós e contras

Um motor dois tempos pode produzir o dobro de potência (e o dobro de barulho também) do que um quatro tempos do mesmo tamanho. Isso acontece exatamente porque há uma explosão a cada evolução do pistão, enquanto no motor quatro tempos isso acontece a cada duas evoluções. Também possuem uma relação peso/potencia significativamente melhor, por serem bem mais leves.

Motores dois tempos são mais baratos e mais fáceis de serem produzidos, no entanto, motores quatro tempos têm vida útil maior, pois contam com um sistema de lubrificação separado. Nos motores dois tempos, o óleo lubrificante deve ser misturado ao combustível no momento do abastecimento ou automaticamente antes da admissão por um sistema chamado “auto-lub”.

A conseqüência dessa mistura de óleo no combustível é um motor mais poluente e mais “gastão”. Ponto para os quatro tempos!

Motores dois tempos também produzem muito mais barulho, podendo ultrapassar os limites em algumas regiões (próximas a hospitais, por exemplo).

Na prática

As motos equipadas com motores dois tempos são muito mais “bravas”. Possuem mais aceleração e entregam toda a potência em uma faixa de rotação bem mais baixa.
Também tendem a ser mais leves, já que uma moto com motor quatro tempos tem, geralmente, o dobro de cilindros para entregar praticamente a mesma potência.

As motos com motores quatro tempos são mais dóceis, entregam a potência em uma faixa de rotação mais alta. Consequentemente têm mais velocidade final, consomem menos, quebram menos e fazem menos barulho.

O fim dos dois tempos

Devido à alta poluição sonora e ambiental e ao consumo de combustível elevado, os motores dois tempos estão com seus dias contados. Categorias de competição como a MotoGP já aboliram esses motores de suas motos. Alguns países já não os fabricam mais e o mesmo tende a acontecer no Brasil.
Portanto, se você é amante dos dois tempos, aproveite enquanto pode.

5 comentários:

  1. Ótima matéria! Parabéns de verdade!
    Abraços
    CarZ - rede social automotiva.

    ResponderExcluir
  2. Nada se compara ao Dois Tempos, fala serio as grandes fabricas que fodem o meio ambiente e agora botam a culpa nas motos ? moto mesmo e 2 tempos o resto é meio de transporte.

    ResponderExcluir
  3. Gostei, realmente foi muito útil pra mim.

    ResponderExcluir
  4. Eu não posso acreditar nisso. Um grande testemunho que devo compartilhar com todos os pacientes com VÍRUS HERPES SIMPLEX no mundo. Eu nunca acreditei que pudesse haver uma cura completa para o Herpes ou qualquer cura para o herpes, vi testemunhos de pessoas em blogs de como Dr Wealthy prepara fitoterápicos que curam e os trouxe de volta à vida. Tive que experimentar também e não dá para acreditar que em poucas semanas comecei a usar todas as minhas dores pararam aos poucos e tive que sair sem os comprimidos que o médico me deu. Neste momento posso dizer que há poucos meses não tenho tido nenhuma dor, demora no tratamento leva à morte. Aqui está seu e-mail: (wealthylovespell@gmail.com) Whatsapp ele com +2348105150446 visite o blog http://wealthyspellhome.over-blog.com

    ResponderExcluir