quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dominando a baliza













Temos certeza de que a maioria dos motoristas habilitados sabe como fazer uma baliza corretamente. Porém, não podemos deixar de nos preocupar com os milhões de vídeos que aparecem na internet mostrando motoristas não muito experientes pagando seus pecados tentando estacionar um carro.

Sabemos também que a habilidade em estacionar vem ao longo do tempo(em alguns casos demora mais). Ao ingressar na auto-escola, não temos a menor noção de como fazer uma baliza, porém, com a prática, se torna um ato natural.
Esse guia é destinado para as pessoas que ainda não chegaram lá...

Achando uma vaga

O pré-requisito para uma baliza perfeita é achar uma vaga. Obviamente a coisa não é tão simples!

Para estacionar da maneira mais fácil possível, você deve primeiro encontrar uma vaga em que seu carro caiba. Pode parecer ridículo, mas alguns motoristas insistem em estacionar seus carros em vagas apertadas e da maneira mais incomum possível.

Portanto, encontre uma vaga de estacionamento maior que seu carro(óbvio).
Infelizmente, nem sempre é possível achar essa vaga e, às vezes, é mais demorado procura-la do que o próprio percurso de casa até o trabalho, por exemplo.
Porém, temos um conselho: Os seres humanos estavam destinados a caminhar, então não é nenhuma tragédia se não for possível encontrar uma vaga a dois metros de distância de seu trabalho. Deixe seu carro em um lugar seguro, mesmo que o local seguro seja um pouco longe.

Manobrando

1- Uma vez que voce a achou a vaga ideal, é hora de fazer a baliza. Vá para frente e pare paralelo ao carro que você irá estacionar atrás, deixando uma distância de aproximadamente 1 metro entre os dois veículos. Não se esqueça de ligar a seta!
2- Depois de alinhado, engate a ré e comece a manobrar. Mantenha o volante em linha reta até a extremidade traseira do outro carro aparecer no canto da janela traseira direita. Quando aparecer, vire tudo para direita!


Canto da janela traseira direita












3- Continue até a extremidade traseira do outro carro se alinhar com seu espelho retrovisor direito. Ainda em movimento, vire totalmente o volante para a esquerda. Preste atenção se a frente do seu carro não vai bater na traseira do outro.

4- Assim que você perceber que a frente do seu carro passou pela traseira do carro logo à frente, vá centralizando lentamente o volante.

Se o veículo não estiver corretamente alinhado com o meio-fio, faça pequenas correções indo para frente e para trás.

A baliza é feita normalmente no sentido do tráfego. Quando parar, tenha certeza de que não há nenhum veículo atrás de você. Se houver, certifique-se de ligar a seta, assim o outro motorista vai entender que você pretende estacionar.

Um comentário:

  1. Como fazer baliza?

    Para você que está tirando carteira ou não, e que tem dificuldade em fazer baliza, vamos neste artigo, te passar alguma informação sobre

    como fazer baliza, de forma correta. Fique ligado nas dicas que poderá lhe ajudar a fazer baliza com segurança.

    Segue as dicas e video de como fazer baliza perfeita:

    http://ecarros.net.br/dicas/baliza/

    Como fazer Baliza

    ResponderExcluir