terça-feira, 10 de agosto de 2010

A condução na chuva














Começo de viagem... Você acabou de entrar na rodovia e começa a cair o maior pé d´água. Calma! Não há motivos para pânico. Se você seguir as dicas abaixo, pode continuar sua viagem tranquilamente.

1 - Jamais freie bruscamente

Mesmo que a situação exija uma freada forte, como por exemplo numa parada repentina do trânsito, jamais freie bruscamente no piso molhado. A capacidade de um frenagem de um carro fica extremamente limitada por causa da água, o que irá fazê-lo derrapar se pisar demais no pedal do freio, podendo ocasionar perda de controle. Reduza a pressão no pedal pela metade e EM HIPÓTESE ALGUMA acione a embreagem por um periodo prolongado. O freio motor será o seu maior amigo nessa situação, portanto, aproveite ao máximo a redução de marchas.

2 - Na curva, acelere!

Pode parecer um absurdo automobilistico acelerar na curva, mas é o certo! Não estamos falando pra você pisar fundo no acelerador ao entrar na curva, como se estivesse no Mundial de Rally. Basta aplicar o mínimo possível de acelerador, assim, a força centrípeta produzida pelas rodas do carro irá "grudá-lo" no asfalto, evitando uma aquaplanagem e aumentando a estabilidade.
Também evite frear forte antes da curva. Se possível, apenas reduza uma marcha.

3 - Antecipe seus movimentos

Nunca se esqueça de que o asfalto molhado não admite manobras bruscas. Portanto, freie antes e vire suavemente.

4 - Não desvie de poças

A não ser que você perceba a poça com muito tempo de antecedência, evite desviar dela. Uma puxada brusca no volante pode fazer o carro derrapar ou atingir quem vem ao lado.
Nessa situação, apenas reduza a velocidade e segure firme no volante. JAMAIS FREIE NUMA POÇA e não se esqueça de aplicar levemente o acelerador.

5 - Evite as faixas

As faixas recém pintadas nas bordas da pista, quando em contato com a água, formam uma superfície extremamente lisa. Evite passar por cima delas.

Siga essas dicas e boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário