sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Ferruccio Lamborghini, o "Mago dos Motores"












Ferruccio Lamborghini nasceu na Itália em 1916 e sempre fora fascinado por motores. Foi convocado para a II Guerra Mundial, onde ficou conhecido como o “Mago dos Motores” devido à sua capacidade de improviso para consertar os veículos do exército.
Quando retornou para sua casa, próximo a Modena, no norte da Itália, montou uma pequena oficina de carros e motos, mas logo percebeu que havia uma procura desesperada por tratores na área agrícola que morava. Então descobriu que poderia construir cerca de um trator por mês usando as peças dos veículos militares abandonados. Como a economia italiana estava crescendo, a demanda por seus tratores de alta qualidade cresceu junto, o que o obrigou a começar a produzir seus próprios motores.

Seu negócio com tratores se tornou um sucesso, atingindo a marca de 400 unidades por mês em 1960. Ferruccio logo começou a expandir seus negócios e passou a fabricar aquecedores e ar-condicionados, mas sempre mantendo a fabricação de tratores.

Nessa época, Lamborghini começou a se interessar pela produção de carros de alta performance. Ele sempre teve Oscas, Maseratis e Ferraris, mas esses carros nunca atingiram suas expectativas, particularmente os motores.
Diz a lenda que, decepcionado com os problemas de embreagem que vinha tendo com sua Ferrari 250 GT, foi visitar Enzo Ferrari. Enzo não tinha tempo para um fabricante de tratores e simplesmente o dispensou. Ferruccio então decidiu que não havia nada que a Ferrari fizesse que ele não pudesse fazer melhor e começou a planejar a produção de seu próprio carro com motor V12. Contratou então o talentoso engenheiro Giampaolo Dallara, que havia trabalhado anteriormente nos motores Ferrari.

Seu primeiro motor, fabricado todo em aluminio, desenvolveu incriveis 350hp e deu vida ao Lamborghini "350 GTV", protótipo que foi apresentado ao público no Turin Auto Show de 1963. As vendas começaram no ano seguinte com o nome de Lamborghini 350 GT. Foi um sucesso total! Mais de 130 unidades vendidas.


Lamborghini 350 GT









O futuro da Lamborghini parecia muito promissor durante os anos 60. O 350 GT deu lugar ao 400 GT e ao 400 GT 2+2. Com o sucesso de vendas dos carros e dos tratores, o nome Lamborghini ficou conhecido no mundo todo, mas o melhor ainda estava por vir. Ferruccio mandou seus engenheiros projetarem e construírem um carro completamente novo – o Miura, um carro à frente de seu tempo, capaz de deixar Ferrari e Maserati em pânico.

Lamborghini Miura










Como na vida nem tudo são flores, em 1974 a companhia de Lamborghini sofreu um tremendo revés: Um pedido enorme de tratores vindo da América do Sul foi cancelado. Lamborghini já havia investido na fábrica para atender a demanda, fazendo a companhia perder milhões de dólares e obrigando Ferruccio a vender parte da fábrica para a Fiat. Pelo resto dos anos 70 sobreviveram da venda do Miura, que ainda dava lucro, mas mesmo assim, Lamborghini resolveu vender o que restava de suas ações para um investidor suiço.

Ferruccio Lamborghini morreu em 1993, deixando uma enorme contribuição para o mundo automobilístico: Uma marca vencedora e inovadora, fabricante dos sonhos de consumo de todos apaixonados por carros.

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