sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Condução: Pilotar com um passageiro









Andar com um passageiro, vulgarmente chamado de “garupa”, em sua motocicleta pode ser muito divertido, mas é algo que também deve envolver um enorme cuidado.
No minuto em que você oferece uma carona a uma pessoa, você aceitou o desafio de controlar sua moto em uma desvantagem operacional, bem como a responsabilidade de preservar outra vida humana.
Dependendo do peso do passageiro, a moto se comportará de maneira estranha, ficará pesada e seus movimentos mais lentos. Com o aumento de massa para lidar e o centro de gravidade movido para trás e mais para cima do que o normal, a frenagem também é afetada.
Além dessas considerações, o piloto deve estar confiante. Você confia em suas habilidades? Está preparado para a tarefa de pilotar a moto com um garupa? E uma palavra para os garupas em potencial: se alguém lhe oferece uma carona, pergunte a si mesmo se confia nessapessoa. Você o conhece bem? Sabe se tem habilitação? Você acredita que ele é um bom piloto e que será seguro?

Estando ciente de tudo isso, seguem algumas dicas que vão te ajudar na condução de uma moto com um garupa:

Comunicação

Se o passageiro é um novato, você precisa de instruí-lo o que é quente(escapamento), onde colocar seus pés, como subir e descer da moto, onde se segurar, e como se sentar.
Ele deve estar preparado para permanecer passivamente no lugar, segurando-se, não colocar os pés no chão nas paradas, e mais importante, não tentar "ajudar", inclinando-se a favor ou contra você nas curvas. Ele deve apenas andar na linha e relaxar, permitindo-lhe controlar a moto. Alguns instrutores gostam de comparar o garupa ideal com um "saco de batatas coladas ao banco", cuja função é a de fazer com que sua presença não seja sentida mais do que o necessário.
Antes mesmo de começar, você também pode combinar alguns meios de comunicação. Por exemplo, um toque no ombro ou um certo número de toques podem significar, "Por favor, devagar", ou "eu preciso te perguntar uma coisa", etc. Ou apontar para o lado da estrada pode significar, "Por favor encoste", ou "Eu preciso fazer uma pausa."
Você deve encorajar seu garupa a ser aberto com você, deixar você saber como está se sentindo e você deve fazer o que for necessário para acalma-lo.
A melhor maneira de “quebrar o gelo” com um garupa novato é atender a seu nível de experiência e a sensibilidade ao medo, levá-lo para um passeio confortável, em ambientes menos ameaçadores, com uma paisagem agradável. Perguntar como ele está se saindo nos intervalos da viagem também ajuda a construir confiança.
E, por fim, ambos devem aprender a não bater capacetes quando acelerar ou frear, supondo que você está usando, que é claro que você está.

Equipamento

Se uma pessoa está disposta a confiar em você com sua vida e segurança, é o seu trabalho provar que merece essa confiança e colocá-la em situação tão ou mais segura do que a sua própria.
Sua vida é por sua conta e risco, mas ninguém tem o direito de pôr em perigo de forma imprudente a vida de outra pessoa. Se o garupa não tem noção dos riscos envolvidos, é seu dever instruí-la e prepara-la. É a sua moto, e você deve definir os padrões para você e seus passageiros. Mesmo que o garupa não julgue necessário, você deve insistir para que ele se equipe corretamente.
Capacetes, calças e jaquetas são essenciais. Se a pessoa não tem, ofereça. Se você também não tem, cancele a viagem.
Certifique-se de que todo o equipamento do garupa está justo, principalmente o capacete, pois este pode rachar ou voar em uma batida mais séria.

A moto

Desnecessário falar que sua moto deve estar em bom estado - Pneus com um desgaste aceitável e corretamente calibrados para a carga mais pesada. Aumentar a pré-carga da suspensão traseira também é necessário para levar o peso extra. Se possível, também aumentar a pré-carga dianteira para ajudar na frenagem, dependendo do peso do garupa. Se não souber como fazer isso, verifique o manual do proprietário ou peça a um mecânico de confiança.
Comece o passeio devagar e tranqüilo para re-aprender a fazer curvas e frear como se deve. Com o peso adicional sobre a roda traseira, você pode achar que tem melhor tração para permitir que você use o freio traseiro mais do que quando está andando sozinho, mas na verdade, sua moto está mais pesada e perde muita capacidade de frenagem.

Conclusão

Assim como leva tempo para aprender a andar de moto sozinho, também leva tempo para aprender a andar com um garupa. Mesmo pilotos altamente qualificados precisam de tempo para aprender a pilotar de forma segura para si e seus passageiros.

Um comentário:

  1. Leiam o manual do carona da AMO-RS...

    diretamente no link:
    http://www.amo-rs.com.br/component/option,com_docman/task,doc_download/gid,114/Itemid,36/

    ou em www.amo-rs.com.br, Downloads, Geral, Manual do Carona 2010.

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