segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Economizando combustível













Costumam dizer que você só pode contar com duas coisas na vida - os impostos e a morte. Não é verdade! Há três coisas: Os impostos, a morte e o custo dos combustíveis sempre subindo. Porisso, siga essas dicas e você será capaz melhorar o consumo do seu carro. Mais economia de combustível = mais dinheiro em sua conta bancária.

1 - Seu pé direito

Tão simples que qualquer um pode fazer. Se você pisa demais no acelerador, seu consumo será alto. Se você estiver a 130km/h na estrada, está desperdiçando combustível, além de estar acima do limite de velocidade. Aqui está a coisa - o consumo pode cair até 15% entre dirigir à velocidade igual ou inferior a 100km/h e dirigir acima disso.

Todos nós adoramos velocidade, mas temos que ser realistas - você quer economia de combustível ou chegar mais rápido? Pode parecer chato, eu sei, mas a condução mais lenta irá melhorar o seu consumo. Por quê? Porque quando se passa de 100km/h, você está usando mais energia do motor para superar o arrasto, o que significa consumir mais combustível.

E quando você está na cidade? Considere usar um pouco menos o freio, se puder. Se você pode ver que o semáforo à frente está vermelho, não acelere até ele e pare o carro completamente. Tente moderar a velocidade, se puder fazê-lo com segurança. Se você puder chegar ao semáforo quando este ficar verde e o tráfego à sua frente começar a andar, você estará economizando. Isso porque é preciso mais energia para você sair de uma parada completa do que a partir de uma rolagem lenta.

2 - Mude de gasolina

Muitas pessoas abastecem seus carros com gasolinas aditivadas achando que estão contribuindo para o consumo. Ledo engano. Nos carros nacionais, onde a taxa de compressão é alta por causa da má qualidade da nossa gasolina, o consumo tende a aumentar quando abastecemos com aditivada.

3 - Confira a calibragem dos pneus

Verifique a pressão dos pneus com regularidade – torne isso parte da sua rotina de domingo. Todos os sites e revistas de automobilismo dizem a mesma coisa e há uma razão. Se a pressão dos pneus é baixa, você estará aumentando a area de contato do pneu com o asfalto, causando mais resistência na rolagem, o que fará seu consumo de combustível despencar. Assim, certifique-se de que a pressão dos pneus está de acordo com as recomendadas pelo fabricante.

4 - Utilize pneus de baixa resitência de rodagem

Pneus de baixa resistência de rodagem reduzem consideravelmente o consumo de combustível.
O pneu normal se deforma para adaptar-se à pista. Isto faz com que os materiais que o compõem esquentem e dissipem energia, aumentando o consumo. Porém, nos pneus de baixa resistência esse efeito é reduzido.

5 - Livre-se do bagageiro

Você gosta de andar de bicicleta ou viajar com a família no final de semana? Ótimo! Apenas não se esqueça de tirar o bagageiro quando chegar em casa, pois, mesmo vazio, esse acessório cria arrasto aerodinâmico. Mais arrasto significa mais força para superá-lo, o que significa consumo de combustível maior.

6 - Troque o filtro de ar

O filtro de ar é o que protege o seu motor de aspirar toda a poeira, sujeira e porcaria no ar. Se ele está fazendo seu trabalho bem, vai entupir. Uma vez que entope, o motor tem dificuldade em sugar o ar. Para compensar a redução do fluxo de ar, o sistema de injeção enriquece a mistura ar/combustível, usando mais combustível para manter o motor em funcionamento. Verifique o manual do seu veículo e faça as trocas do filtro de ar periodicamente.

7 - Compre velas novas

Velas trabalham em um ambiente extremamente hostil. Se se carro tem mais de 50.000 kilometros, troque-as. Velas novas otimizam a queima, fazendo com que seu carro precise de menos combustível para gerar mais potência.

8 - Limpe os bicos injetores

A única maneira infalível para limpar bicos injetores é retira-los e dar um banho de ultra-som. Qualquer oficina mecânica que se preze possui esse equipamento.
Essa limpeza também contribui para a economia de combustível, pois regula a mistura dentro do cilindro, evitando excessos e, consequentemente, desperdícios.

9 - Reprogramar o mapa de injeção

Essa é para os veículos importados. Embora os carros passem por ajustes ao serem nacionalizados, estes foram desenvolvidos para rodarem com uma gasolina de alta qualidade, o que, infelizmente, não é o nosso caso. Uma boa maneira de driblar isso, é reprogramar o mapa de injeção ou, simplesmente, chipar o seu carro. Além do ganho de potência, ocorrerá também uma baixa no consumo, pois a reprogramação fará com que a central eletrônica envie para o cilindro a quantidade ideal de combustível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário