sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O Turbo: O que é e para que serve?












Um turbocompressor ou simplesmente turbo, é um compressor de gás usado para indução forçada de ar em um motor de combustão interna. Uma forma de sobrealimentação, o turbocompressor aumenta a densidade da entrada de ar no motor. Com mais ar no motor, maior será a explosão, causando assim um aumento de potência. Esse compressor é alimentado por uma turbina, impulsionada pela própria exaustão de gases do motor.

Um turbo é composto por uma turbina e um compressor em um eixo comum. A turbina converte a exaustão dos gases do motor em rotação, que por sua vez é usada para acionar o compressor. O compressor aspira o ar ambiente e bombeia para o colector de admissão, resultando em uma maior massa de ar que entra nos cilindros em cada curso de admissão.

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Inventada pelo engenheiro suíço Alfred Büchi em 1905, o turbo começou a ser usado em navios e locomotivas na década de 20, aparecendo nos caminhões apenas em 1938.
A primeira produção de motores de automóveis turbo veio da General Motors em 1962. O Y-Body Oldsmobile Cutlass Jetfire foi equipado com um turbocompressor Garrett AiResearch e o Chevrolet Corvair Monza Spyder com um turbocompressor TRW. Logo em seguida veio a Porsche, em 1974, no Salão de Paris durante o auge da crise do petróleo, apresentou o 911Turbo.

Porsche 911 Turbo 1972

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