terça-feira, 17 de agosto de 2010

Técnica de pilotagem: O "Punta-Taco"










Sim, nós concordamos que nem todos podem ou devem dirigir um carro como um piloto profissional. Esse guia de “punta-taco” não é destinado somente a pilotos, mas também ao motorista comum que quer melhorar sua condução em estradas normais. Então por que não ensinam isso na auto escola, você pergunta. Também gostaríamos de saber, já que a técnica existe há décadas e é praticamente infalível, uma vez que não tem absolutamente nenhuma desvantagem (se bem feito, é claro).

Antes de tentar qualquer tipo de alteração na sua condução do dia-a-dia, você deve primeiro encontrar uma pista de corrida ou qualquer outro tipo de ambiente controlado (menos uma estrada pública). O punta-taco é basicamente uma técnica de pilotagem que combina frenagem com redução de marchas. Isto é feito geralmente antes de se aproximar de uma curva, a fim de ganhar tempo com a redução de marchas, mantendo a dinâmica do carro a um nível muito mais seguro

O objetivo da técnica é combinar as rotações do motor com a velocidade das rodas. Devemos também mencionar (realmente importante) que isso só funciona com os carros que têm três pedais (transmissão manual). Vamos considerar a forma como um motorista normal reduziria a marcha enquanto se aproximava de um cruzamento. Vamos chamar esse motorista de “James”.

James está se aproximando para contornar uma esquina em 5ª marcha à 80 km/h. Uma vez que a esquina não é larga o suficiente para permitir que nosso herói a contorne em segurança nessa velocidade, James começa a frear até que a velocidade diminua para 50 km/h. As rotações começam a cair, então ele tem que acionar a embreagem para evitar que o motor morra. Assim que ele pensa em acelerar denovo, James percebe que ainda está em 5ª marcha, o que é totalmente inadequado para a baixa velocidade do veículo.

Logo, ele reduzirá de quinta para terceira marcha, soltando a embreagem e deixando o carro seguir em frente. O problema com a atitude de James é que, fazendo o que acabou de fazer, o carro dará um pequeno tranco e a embreagem e a transmissão sofrerão um esforço desnecessário. O motivo disso é que, por causa da redução de 5ª para 3ª, o motor tem que ajustar rapidamente as rotações para estarem de acordo com a velocidade das rodas. Em outras palavras, o motor vai pular quase que instantaneamente (enquanto a embreagem é desacionada) para as rotações necessárias para a 3ª marcha (freio-motor).

A solução para o problema de James é o “punta-taco”. Combinando a frenagem com a redução de marcha na aproximação da curva ao invés de faze-los em ações separadas, você será mais rápido e, principalmente, protejerá a transmissão.

Vamos explicar por partes:

1 - Conforme você se aproxima do ponto de frenagem, cubra o pedal do freio com a ponta do seu pé direito. O freio é a prioridade entre os dois pedais que você irá acionar com o mesmo pé, então tome cuidado para não escorregar.

2 - Pressione o freio até um ponto que seja possível reduzir sem aumentar muito as rotações.

3 - Em seguida, gire o pé direito e prepare-se para pressionar o acelerador com o calcanhar.

4 - Logo em seguida pressione a embreagem com seu pé esquerdo e aumente as rotações do motor pressionando rapidamente o acelerador com o calcanhar do seu pé direito

5 – Reduza a marcha e solte, ao mesmo tempo, embreagem e freio.

6 – Faça a curva e continue acelerando.













Sabemos que parece complicado, considerando que a técnica envolve seus dois pés, sua mão direita, todos os três pedais e a alavanca de cambio (enquanto sua mão esquerda continua no volante), mas lembre-se: A prática leva à perfeição.

Para ajudar, aqui está um vídeo demonstrando o punta-taco



Lembrando que alguns carros possuem o pedal do acelerador muito abaixo do pedal de freio, o que torna inviável o punta-taco. Portanto, nem tente.

Em "tocadas" menos esportivas, pode-se adaptar a técnica. Simplesmente faça a curva como você sempre faz e, na saída, pressione a embreagem, de um pequeno toque no acelerador(com a ponta do pé mesmo), reduza a marcha e solte a embreagem. Você perceberá que o engate será suave e o carro não dará o famoso tranco ao soltar a embreagem.

4 comentários:

  1. Muito boa a sua explicação cara, parabéns pelas informações e hoje mesmo vou experimentar. Abraço

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  2. Sempre fiz isso. Tive um bom professor( meu pai ) e ele eh foda..

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  3. Sempre fiz isso. Tive um bom professor( meu pai ) e ele eh foda..

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