quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Técnica de curva: O contra-esterço












Pergunte a um motociclista como se faz uma curva de moto. 99% deles vão responder “basta jogar o peso do seu corpo para inclinar a moto”. Não está errado, mas o que eles não sabem é que existe uma maneira mais eficiente e segura de contornar uma curva de moto: o contra-esterço.

Contra-esterço significa virar o guidon da moto para o lado oposto da curva. Loucura? A princípio pode parecer mesmo, mas a física explica:

Como aprendemos na escola, toda ação gera uma reação. Imagine-se dirigindo o seu carro numa estrada. Se você vira para a esquerda, seu corpo inclina para a direita, certo?
Então temos a ação: virar para a esquerda – e a reação: seu corpo inclina para a direita.

Com as motos não é diferente, com a única exceção de que todo o conjunto (moto-piloto) inclinará para o lado oposto.

Portanto, na prática, se você está pilotando sua moto e pretende fazer uma curva para a esquerda, vire levemente (mas levemente MESMO!) o guidon para direita e vice-versa. Isso fará a moto inclinar para o lado da curva e você a contornará suavemente.
Se precisar fechar mais a curva, exerça um pouco mais de pressão para o lado oposto. Se precisar abrir, basta aliviar a pressão. Ao sair da curva, alivie totalmente a pressão e a moto voltará sozinha para a posição original.

Note que quanto maior a velocidade, maior será o efeito do contra-esterço, sendo que em baixas velocidades (até 20km/h aproximadamente) é praticamente imperceptível.

Agora vá treinar com sua moto em lugar aberto e seguro e lembre-se dessa regra:
Vire para a direita, vá para a esquerda. Vire para a esquerda, vá para a direita.

4 comentários:

  1. Referenciado em
    http://motofronteira.blogspot.com/2011/01/as-curvas-e-o-contra-esterco.html
    onde foi replicada também a ótima imagem acima.

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  2. Olá Sandro!
    realmente o contra-esterço faz uma diferença enorme.
    No inicio é muito estranho, mas quando aplica esta tecnica, a pilotagem fica completamente diferente, valeu a matéria.
    Abraço.
    Noir

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  3. ateh hoje, sempre quando indico essa técnica, me chamam de maluco, e tenho que explicar a porra toda..kkk ótima materia

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  4. Meu instrutor da auto-escola não me ajudou em nada quando estava aprendendo a me equilibrar na moto e fazer as curvas sem botar o pé no chão. Foi lendo e vendo vídeos sobre contra-esterço que pude aprender a andar de moto direito.

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